terça-feira, 27 de março de 2012

DDS - PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA

A máscara descartável é indicada para proteção do trabalhador contra poeiras incômodas, tais como: celulose (fibras de papel), pó de serragem, poeira de esmerilhamento, caolin, amido, alumina, cosméticos, carbonato de cálcio, silicato de cálcio, silicone, estereatos, sacarose e dióxido de titânio. Estas poeiras quando inaladas não causam danos ao sistema respiratório, não formam tecidos fibrosos (nodulações e depósitos tecidos que recobrem as vias respiratórias, tornando-os rígidos e sem elasticidade), causando nestes tecidos apenas reações alérgicas reversíveis, não provocando doenças orgânicas (substâncias que passam através dos pulmões ao sangue, mas afetando outros órgãos do corpo humano) e não produzindo efeitos tóxicos por serem facilmente excretados pelo organismo, sem deixar resíduos. 
Quando se tratar de poeiras tóxicas, tais como: ferro, sílica livre cristalizada, manganês e fumos de solda deve-se avaliar o protetor mais adequado. A exposição contínua a estas poeiras e fumos sem a devida proteção, provocará danos irreversíveis ao sistema respiratório, podendo afetar outros órgãos do corpo Humano.
Os respiradores sem manutenções, ou seja, descartáveis mais utilizados são das classes PFF1 para poeiras e névoas tóxicas e PFF2 para poeiras, fumos e névoas em geral.

Fonte: Rede SESMT

domingo, 18 de março de 2012

DDS-CONDIÇÕES INSEGURAS NO AMBIENTE DE TRABALHO

CONDIÇÕES INSEGURAS são falhas ou irregularidades no meio ambiente ou nos locais de trabalho que comprometem a segurança do trabalhador, expondo-o a riscos eminentes de se acidentar.
Exemplos de Condições Inseguras:
a) Ventilação imprópria ou inadequada;
b) Máquinas com dispositivos de segurança defeituosos ou desprovidas
deles;
c) Máquinas ou ferramentas defeituosas;
d) Piso defeituoso ou escorregadio;
e) Equipamento de proteção individual inadequado;
f) Extintor de incêndio com carga vencida;
g) Material espalhado próximo ao local de trabalho;
h) Iluminação imprópria;
i) Vidros quebrados ou trincados;
j) Escadas improvisadas;
l) Lâmpadas sem proteção;
m) Piso molhado;
n) Uso de benjamins;
o) Equipamentos geradores de calor sem placas de identificação;
p) Equipamentos sem aterramento adequado;
q) Frascos sem as devidas identificações;
r) Prateleiras com excesso de peso;
t) Tampar incorretamente bombonas, tambores ou outros recipientes contendo produtos químicos.

LEMBRE-SE: Quando adquirirmos o hábito de policiar o nosso local de trabalho, in-formando o mais rápido possível aos nossos superiores, qualquer situação que possa comprometer nossa segurança e também a de nossos colegas, certamente estaremos contribuindo de maneira eficaz para um ambiente de trabalho com índices de acidentes baixos e também com a melhoria da qualidade do nosso serviço.
Fonte: Rede SESMT

domingo, 11 de março de 2012

DDS - ALCOOLISMO E ALCOOLISTA

Denominamos alcoolismo o estado de vício, bem como os distúrbios clínicos resultantes do mesmo.
Quando uma pessoa ingere bebidas alcoólicas, não terá a mesma lucidez mental, que uma que não tenha consumido álcool.
O álcool é uma droga que começa a interromper o processo normal de funcionamento do cérebro logo após os primeiros tragos. O álcool não se comporta no organismo como os outros alimentos. Os alimentos são digeridos pouco a pouco no estômago, ao passo que o álcool não. Ele passa diretamente e bastante rápido do estômago para o sangue, e o mesmo se encarrega de transportá-lo a todo o corpo, principalmente ao cérebro. A Organização Mundial de Saúde enquadra o alcoolismo como doença. Conforme estatísticas, o alcoolismo é a doença que mais faz vítimas fatais no mundo.
Aproximadamente 10% dos alcoólatras desenvolvem cirrose hepática, que é uma doença, permanente do fígado, muito séria, que na maioria das vezes leva o indivíduo à morte. O alcoolismo atinge as pessoas principalmente na faixa etária adulta, na sua melhor fase de produção. Segundo estudos da Organização Mundial de Saúde o alcoólatra perde em média de 20 a 50% de sua capacidade de produção se comparado a um indivíduo que não bebe.
Os principais sintomas do alcoolismo são: náuseas matinais, vômitos, perda de resistência física, incapacidade para um bom desempenho no seu dia a dia, tanto no lar como no trabalho, perca de peso, dificuldade no relacionamento com a família e também com os colegas de trabalho.
As pessoas que sentem necessidade de beber pelo menos uma vez por semana já são consideradas alcoolistas e estão a caminho de se tornarem alcoólatras.
Já existem empresas que para não estimular o alcoolismo em seus funcionários evitam colocar bebidas alcoólicas em suas festas ou então limitam a quantidade de bebidas alcoólicas em cinco latas de cerveja por mesa.
Lembre-se: O alcoolismo é uma doença. E a melhor maneira de se tratar uma doença é procurando ajuda especializada.
Pense nisso e tome uma atitude enquanto ainda há tempo...


segunda-feira, 5 de março de 2012

P.C.M.S.O.


P. C. M. S. O.


O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, previsto na nr-7 do Ministério do Trabalho e Emprego, é um programa que especifica procedimentos e condutas a serem adotadas pelas empresas em função dos riscos aos quais os empregados se expõem no ambiente de trabalho.
Pode-se citar como procedimento previsto para o P.C.M.S.O., as avaliações médicas ocupacionais:
Admissional - Deverá ser realizada antes que o trabalhador assuma suas atividades.
Periódica - A cada ano, ou a critério médico.
Mudança de Função - Será realizado antes da efetivação da mudança.
Retorno ao Trabalho - Deverá ser realizado antes do retorno as atividades, para aqueles funcionários afastados do trabalho por parto, doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não.
Demissional - Realizado até a data da homologação da rescisão.


Todo trabalhador regido pela CLT , sendo facultativo ao empregado doméstico, devem submeter-se aos exames médicos ocupacionais, sendo estes obrigatórios no curso do vínculo empregatício.

domingo, 4 de março de 2012

TRABALHADORES(AS) DA ADIDAS, NIKE E PUMA EM BANGLADESH FORAM MALTRATADOS(AS)...

Trabalhadores de Bangladesh que fabricam artigos esportivos para Puma, Nike e Adidas, que patrocinam os Jogos Olímpicos de Londres-2012, foram agredidos fisicamente, afirma o jornal britânico The Observer.
"Em uma fábrica da Puma, dois terços dos trabalhadores entrevistados foram agredidos, socados, empurrados ou insultados", afirma o Observer, que investigou as fábricas em conjunto com a organização War on Want.
Em uma fábrica da Adidas, muitas funcionárias afirmaram que foram obrigadas a retirar as peças que usavam para cobrir os seios. Trabalhadores das três empresas tinham horários superiores ao limite legal, com remunerações inferiores ao salário mínimo.
Uma porta-voz da Nike afirmou que a empresa está investigando as acusações. "A Nike leva muito a sério as condições de trabalho de nossas fábricas", disse.
A Adidas destacou que suas fábricas de Bangladesh estavam submetidas a inspeções regulares e que no ano passado identificou "pontos críticos" a respeito dos horários de trabalho e dos salários em uma de suas unidades.
A empresa declarou ao Observer que a questão dos salários foi solucionada. Também destacou que estava preocupada com as informações de assédio ou agressão física dos trabalhadores, e que investigará as acusações.
A Puma informou ter detectado provas de que funcionários estavam trabalhando mais horas do que o previsto em uma de suas fábricas e se comprometeu a resolver o problema.