domingo, 20 de maio de 2012

DDS-LIXADEIRAS E ESMERILHADEIRAS


Lixadeiras e Esmerilhadeiras


JAMAIS RETIRE A CAPA DE AÇO DE PROTEÇÃO DA ESMERILHADEIRA, POIS A SUA FUNÇÃO É A DE EVITAR QUE UM PEDAÇO DE DISCO ROMPIDO ATINJA O USUÁRIO.

Um disco de desbaste ou de corte por incrível que pareça é frágil e pode quebrar. Evite batê-los contra o solo ou deixá-los em contato com umidade, fato este que viria fragilizar ainda mais esse equipamento.

Um disco de 7" (polegadas) de diâmetro gira numa velocidade de 8.500 rpm (rotações por minuto), que é alguma coisa parecida com 288 km/h. Quando um disco abrasivo se rompe, cada um dos seus pedaços sai numa direção diferente na mesma velocidade de rotação, cortando o que aparecer na frente.

Este é o motivo pelo qual se deve tomar uma série de cuidados antes e durante a operação de esmerilhadeiras, erroneamente chamadas de lixadeiras:

Nunca use discos de corte sem depressão central. Discos de corte sem depressão central somente podem ser usados em máquinas do tipo "cut-off", conhecidas como "poli corte".

Use as ferramentas apropriadas para colocar ou remover os discos abrasivos. O certo é usarmos um par de ferramentas, uma das quais conhecidas como "forqueta" e uma chave de boca. A chave de boca fixa o eixo da ESMERILHADEIRA, enquanto que a forqueta se encaixa nos furos do flange de fixação para apertar ou desapertar;

Não há a necessidade de apertar com muita força, pois o próprio sentido de rotação do disco dará o aperto final adequado.

·         Não utilize esmerilhadeiras que não estejam com plug de tomada de corrente elétrica;
·      Antes de esmerilhar, deixe a esmerilhadeira funcionando com a face de operação virada para o solo sem encostar-se a ele por aproximadamente 30 segundos;
·         Com o motor desligado, o disco continua girando por algum tempo. Evite contatos violentos com o piso, pois isto poderá trincar o disco;
·       Utilize os EPI's adequados: óculos de segurança sob o protetor facial, avental de raspa, luva de raspa, botina de segurança, respirador contra pó e poeira e protetor auricular tipo plug;
·         Não permita que uma pessoa utilize uma esmerilhadeira sem um treinamento prévio.

Fonte: Rede SESMT

Um comentário: