sexta-feira, 28 de outubro de 2011

PIRÂMIDE DE ACIDENTES (PIRÂMIDE DE FRANK BIRD)-A IMPORTÂNCIA DE SE OBSERVAR OS DESVIOS DE CONDUTA QUE PODEM LEVAR A UM INCIDENTE E ACIDENTE DE TRABALHO






Fonte das figuras: Palestra proferida pelo Gestor em SMS da Petrobrás (Roberto Theobald)-UO/SEAL em 2010 na INTERCIPA da CHESF ocorrida em Aracaju. 

- Continuando a nossa reflexão sobre incidentes e acidentes de trabalho apresentamos acima a Pirâmide de Acidentes de Frank Bird a qual mostra a correlação entre desvio de conduta, incidentes e acidentes de trabalho
- Esta pirâmide, internacionalmente adotada e que é fruto de estudos mundialmente já realizados, mostra que para cada 30.000 desvios de condutas ocorridos num local de trabalho ocorrerão 3.000 incidentes, 300 acidentes sem afastamento, 30 acidentes com afastamento e 1 acidente fatal.
- O IPA já disponibilizou o Plano de Gestão em Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional para os(as) seus gerentes de Estações Experimentais, Centro de Produção e Comercialização de Mudas, Gerências Regionais de Extensão Rural e de Recursos Hídricos, Setor de Transporte, etc.
- Está na sua vez agora, funcionário(a) do IPA, a responsabilidade de cobrar a socialização e a disponibilização das informações deste plano por parte dos(as) gerentes para você funcionário(a) do IPA, a elaboração por parte deles (os gerentes) de um plano de trabalho com metas a curto, médio e longo prazo para execução deste plano e, de fazer a sua parte colaborando para que, de fato, possamos fazer que este plano saia do papel, passe a ser internalizado por todas as pessoas que trabalham no IPA e, assim, tenhamos uma nova cultura de gestão organizacional implantada no Instituto Agronômico de PE: a cultura de Gestão do SMS, ou seja, a cultura da Gestão em Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional.
      

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

AS DEZ LIÇÕES MAIS IMPORTANTES DE STEVE JOBS...

As 10 lições mais importantes de Steve Jobs

Steve Jobs faleceu aos 56 anos de idade. Ao longo das últimas horas a notícia tem sido capa dos sites mais importantes do mundo, incluindo a homepage da Google, que mostrou mais uma vez, que acima dos negócios, da concorrência, e de todo o resto, deve estar o humanismo e o respeito pelo próximo. Os noticiários abriram o dia com a notícia da morte de Steve Jobs, e o mundo ficou um lugar mais pobre.
O Twitter ficou inundado de mensagens de apoio, tristeza e admiração pelo líder e visionário que Steve Jobs foi, com as hashtags #RIPSteveJobs e #ThankYouSteve a liderar praticamente os rankings em vários países por todo o mundo. O Facebook está recheado de fotografias, vídeos e citações incríveis de Steve Jobs.
Para quem é fã dos produtos produzidos pela Apple, a ligação a Steve Jobs é sem dúvida natural. Steve Jobs conseguiu mudar a forma como todos nós vemos o mundo, interagimos uns com os outros, ou simplesmente a forma como transportamos a internet no nosso bolso. Foi sem dúvida um visionário, que conseguiu deixar a sua marca no Universo em que todos vivemos, ao ponto de muitos de nós, termos sabido da sua morte, através de um aparelho que o próprio inventou. Como disse Bill Gates no seu comunicado após a morte de Steve Jobs: “I Will Miss Steve Immensely”. Todos nós iremos sentir a sua falta, por diversas razões.
Steve Jobs ensinou-nos, a todos nós, muitas lições sobre empreendedorismo, liderança, criatividade e acima de tudo, sobre saber viver. Tome nota destas lições e aprenda a ser um visionário também, sabendo concretamente para onde você desenha caminhar e que objetivos pretende atingir.
Numa das suas citações mais populares, Steve Jobs referiu um aspecto muito importante, que infelizmente muitos de nós ainda não conseguimos atingir. Tome nota:
“Your time is limited, so don’t waste it living someone else’s life.” – Steve Jobs
Basicamente, esta citação encaixa-se perfeitamente em todos aqueles que perdem mais tempo criticando ou desdenhando o trabalho dos seus concorrentes, do que propriamente a fazerem algo para mudar o mundo, ou simplesmente ajudar os outros.
1. A SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR
O primeiro aspecto que salta à vista é a questão da saúde. Por mais empreendedor que você seja, por mais dinheiro que você tenha, por mais incrível que seja o seu trabalho, a sua saúde é e será sempre, muito mais importante que tudo isso. Se você, tal como eu, passa dezenas de horas sentado em frente a um computador, pense também na importância do exercício físico e numa alimentação saudável. Junte-se a um grupo de amigos para correr, jogar futebol ou simplesmente inscreva-se num ginásio. Quanto mais você trabalhar com foco na sua saúde, melhores serão os seus rendimentos na sua vida profissional.
2. CONECTE OS PONTOS
No seu discurso à Universidade de Stanford, Steve Jobs disse: ‎“(…)É impossível ligar os pontos olhando para a frente, consegue-se apenas olhando para trás. Mas se acreditar que no final os pontos se ligarão, terá confiança para seguir o coração e isso fará a diferença(….)”. Se você perdeu o emprego, está passando dificuldades, ou simplesmente não está conseguindo rentabilizar o seu trabalho, não desanime. Continue trabalhando, procurando, estudando e tentando novas formas de dar a volta por cima. Por vezes aquilo que achamos que é o pior que nos podia acontecer, acaba sendo uma janela de oportunidades incríveis para o futuro.
3. DEDIQUE-SE ÀQUILO QUE VOCÊ MAIS GOSTA
No seu discurso para a Universidade de Stanford, Steve Jobs referiu a importância de você fazer aquilo de que mais gosta, ser curioso e procurar constantemente novos desafios e oportunidades para aprender mais. este ensinamento é sem dúvida um dos mais importantes. Por mais que você queira ganhar dinheiro, o mais importante, na verdade, não é o dinheiro que você ganha, mas sim o prazer que você consegue extrair daquilo que faz.
Foi esse prazer por tipografia, usabilidade, interfaces e computação que fez com que o primeiro Macintosh tivesse tipos de fontes que ainda hoje são usadas em computadores pessoais como esse que você tem em casa.
“Do you want to spend the rest of your life selling sugared water or do you want a chance to change the world?” – Steve Jobs
4. O SUCESSO REQUER TEMPO
Steve Jobs iniciou a Apple com o seu colega Steve Wozniak e na verdade o sucesso da empresa demorou 10 anos. Esse foi o tempo necessário para a marca Apple tornar-se numa empresa no valor de 2 bilhões de dólares e uma referência de mercado. O sucesso demora tempo e requer muito trabalho e dedicação. O sucesso é algo que se conquista ao longo do tempo, com dedicação, empenho e acima de tudo muito trabalho.
“Being the richest man in the cemetery doesn’t matter to me … Going to bed at night saying we’ve done something wonderful… that’s what matters to me.” – Steve Jobs
5. RECOMEÇAR DO ZERO NÃO SIGNIFICA PERDER TUDO…
Aos 30 anos de idade, Steve Jobs foi oficialmente afastado da Apple. A empresa tinha crescido tanto, que foi necessário integrar uma outra pessoa para correr a empresa lado-a-lado com Steve Jobs. No primeiro ano correu tudo bem, mas aí começaram as divergências ao nível da visão de futuro, e ambos acabaram entrando em brigas e discussões que levaram a direção executiva da Apple a dispensar os serviços de Steve Jobs. A verdade é que ser afastado de uma empresa que você próprio criou não significa ter de começar tudo do zero…significa que você pode dar a volta por cima e mostrar que é realmente talentoso. E foi precisamente isso que Steve Jobs fez.
Com a sua saída da Apple, Steve Jobs teve a possibilidade de voltar a ser um iniciante sem qualquer tipo de pressão no mundo empresarial, e isso fez com que entrasse num dos períodos mais criativos da sua vida profissional, tendo criado duas empresas: A Pixar, que desenvolveu o filme de animação Toy Story e foi comprada pela Disney por 7 bilhões de dólares, e a NeXT, uma empresa de tecnologias para computadores que foi comprada pela Apple, e que fez com que Steve Jobs regressasse novamente à sua empresa mãe.
“I’m convinced that about half of what separates the successful entrepreneurs from the non-successful ones is pure perseverance.” – Steve Jobs
6. AME AQUILO QUE VOCÊ FAZ
Se você quer ter sucesso e/ou ficar na história, você tem obrigatoriamente de amar aquilo que faz. Dificilmente alguém é reconhecido pelo seu sucesso fazendo algo que detesta. Se ainda não encontrou aquilo que ama, continue procurando. É certo que um dia encontrará.
“I want to put a ding in the universe.” – Steve Jobs
7. APRENDA A MUDAR
Uma das citações mais famosas de Steve Jobs é “Se você vive cada dia como se fosse o último, um dia você acerta”. Mas esta citação vale muito mais do que aquilo que se consegue ler. Esta citação significa mudança. Steve Jobs, olhava no espelho todos os dias e perguntava para si próprio: “Se hoje fosse meu último dia de vida, eu desejaria estar fazendo o farei hoje?”. Quando a resposta era negativa vários dias seguidos, Steve sabia que tinha de mudar alguma coisa. Isto significa que quando você não tem prazer fazendo aquilo que faz, você tem obrigatoriamente de mudar e procurar um novo caminho, uma nova abordagem. Só dessa forma você conseguirá retirar prazer da sua vida profissional e alcançar mais facilmente o sucesso.
“I’m as proud of what we don’t do as I am of what we do.” – Steve Jobs
8. NÃO SE PREOCUPE COM O QUE OS OUTROS PENSAM
Quando você sabe concretamente o que pretende atingir e para onde deseja se direcionar, aquilo que os outros falam ou pensam, pouco interessa. O mais importante no mundo é você seguir o coração e fazer aquilo que deseja fazer, sem medo de falhar ou errar. Não tenha medo daquilo que as pessoas pensam ou falam sobre você, quando você tem a certeza do caminho que pretende percorrer para atingir os seus objetivos.
“You can’t just ask customers what they want and then try to give that to them. By the time you get it built, they’ll want something new.” – Steve Jobs
9. PROCURE SEMPRE MELHORAR
Numa outra das suas citações mais populares, Steve Jobs diz “Sejam tolos, sejam famintos”. O que isso significa concretamente é que você deverá sempre procurar ser melhor do que é, ou simplesmente melhorar aquilo que já tem consigo. Você irá sempre conseguir melhorar. Nunca estar satisfeito com aquilo que se tem, é extremamente importante para se conseguir melhorar e alcançar novos objetivos. Procure estudar mais, investir mais em si e nos seus projetos e melhorar a cada dia que passa.
“Remembering that I’ll be dead soon is the most important tool I’ve ever encountered to help me make the big choices in life.” – Steve Jobs
10. SEJA SEMPRE HUMILDE
A humildade é algo que não nasce com todos nós, pelo que é necessário cultivá-la. Intitular-se como “O melhor” ou “O Guru” não faz de si um profissional mais humilde, antes pelo contrário. Deixe que sejam os outros a definir o seu grau de qualidade. Deixe que sejam as críticas a dizer quem você é, e resuma-se simplesmente a tentar fazer melhor a cada dia que passa. Steve Jobs foi sempre, durante o seu reinado, um profissional humilde e respeitador, e essa é a razão pela qual o mundo inteiro, hoje, admira o trabalho que realizou em vida.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

INCIDENTE E ACIDENTE DE TRABALHO NUNCA ACONTECEM POR ACASO...

- Na Higiene Ocupacional e na Segurança do Trabalho existe um binômio que, quando combinado, com certeza, é cerca de 100 % de probabilidade de um incidente ou acidente ocorrer: a combinação entre o risco existente no ambiente (condição insegura) + o ato inseguro praticado pelo trabalhador (seja ele a vítima ou não do incidente ou do acidente).
- É por isto mesmo que se diz que os incidentes e acidentes de trabalho são "fenômenos socialmente determinados, previsíveis e que podem ser controlados", entrando neste caso a importância da Higiene Ocupacional a qual justamente trabalhará com a antecipação, com a ergonomia conceptiva (em vez de corretiva) e com a prevenção dos incidentes (eventos que geram um quase acidente, sendo um evento que trouxe riscos ao meio ambiente, instalações, imagem, produtividade, tempo, etc) e a prevenção dos acidentes (os quais causam perdas e/ou danos em pessoas, no patrimônio da empresa, etc.).
- Portanto, por exemplo, existe uma análise simples de riscos  que todo e qualquer funcionário(a), desde aquele que ocupa funções mais simples até os que ocupam cargos de direção, podem e devem fazer no seu dia a dia de trabalho através das seguintes perguntas:
a) O que potencialmente pode acontecer se esta tarefa for realizada?
b) Como potencialmente pode ocorrer o incidente ou o acidente?
c) Quais as consequências?
d) Como controlar a tarefa a ser realizada de modo que não ocorram incidentes ou acidentes?
Apenas dando um exemplo:
- Se formos a um zoológico, o risco de um acidente com um leão deixou de existir? É claro que não, o risco continua, porém, este risco está controlado tendo em vista que o leão está dentro de um abrigo, cercado por uma jaula e alimentado e, existe uma distância mínima de segurança entre os visitantes do zoológico e o abrigo onde ficam os leões!
- Mas, o risco iminente de um incidente ou de um acidente será potencializado quando: a porta da jaula for deixada aberta (condição insegura) e quando por um ato inseguro alguém se aproxima desta jaula que está com a grade aberta ou coloca os braços por entre as grades da jaula mesmo estando a porta da jaula fechada!
- Em seu dia a dia de trabalho comece a observar e refletir sobre os possíveis riscos existentes no seu ambiente de trabalho (condições inseguras) e sobre os atos inseguros realizados por você ou por terceiros os quais podem causar incidentes ou acidentes. Em seguida, anote, notifique os mesmos e comunique ao seu supervisor, gerente, CIPA/CIPATR, SESMT/SESTR, etc, para que as providências sejam tomadas, dê sugestões e, acima de tudo, lembre-se que pela legislação trabalhista, nenhum trabalhador(a) é obrigado(a) a fazer algo que ele(a) está vendo que poderá causar um acidente ou incidente de trabalho trazendo perdas e danos para ele(a), para outras pessoas ou para o patrimônio da empresa...

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

NOVIDADES NO BLOG-NOVOS LINKS ACRESCENTADOS

No anexo ao lado, na aba "Links Sobre Segurança e Medicina do Trabalho" acrescentamos mais links sobre instituições que trabalham a segurança e a saúde do trabalhador no mundo tais como a OIT (Organização Internacional do Trabalho), a EU-OSHA (Agência Européia para a Saúde e a Segurança no Trabalho), a NIOSH (Instituto Nacional de Saúde e Segurança Ocupacional dos E.U.A.), a ABHO (Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais), o CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do RENAST (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador).