sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

ESPREGUIÇAR-SE FAZ BEM À SAÚDE

O melhor exercício de alongamento do corpo é espreguiçar-se. Nos ajuda a despertar de uma noite de sono, faz bem aos músculos, libera o estresse e as tensões acumuladas e melhora o humor. Tão importante quanto uma boa noite de sono é a maneira como acordamos. E, a melhor maneira de despertar é espreguiçando-se. Depois de abrir os olhos, reserve dez minutos para você. Tanto o corpo quanto a mente vão agradecer.
O ato de se espreguiçar nada mais é do que o alongamento involuntário que o corpo pede. É despertar, tirar a preguiça, alongar, esticar os membros, às vezes acompanhado de um bocejo, que é a maneira que o rosto tem de se espreguiçar também. Como antes de qualquer exercício deve-se fazer aquecimento, é preciso preparar os músculos e as articulações para o movimento. O ato de se espreguiçar deve ser lento e intenso, alongando os braços, as pernas, as costas, o abdômen e o pescoço.
É o próprio corpo que diz quando estamos preparadas para levantar. Respire profunda e pausadamente e sinta as tensões desaparecerem. Uma boa espreguiçada não é apenas boa ao acordar, como antes de dormir e até no meio da tarde no trabalho. Tanto médicos quanto fisioterapeutas recomendam medidas preventivas para as lesões por esforços repetitivos (LER) e uma delas é: espreguiçar-se.
As atividades que exigem posições forçadas e estáticas provocam rigidez nos tendões e músculos, tornando o corpo vulnerável às lesões. Os exercícios de alongamento – como se espreguiçar – devem ser feitos em pequenas pausas regulares. É muito simples: levante-se, vá até o banheiro e aproveite para se espreguiçar. Faz bem para os músculos, libera o estresse e melhora o humor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário