domingo, 26 de janeiro de 2014
DDS-COMO MANTER A SEGURANÇA DE TRABALHO NUMA OFICINA MECÂNICA
Só quem trabalha em uma oficina mecânica pode confirmar. Acidentes nesse local de trabalho são mais comuns e frequentes do que se pensa! Muitos desses acidentes acontecem por falta de exigência dos empregadores, mas também (a grande maioria) a falta de conscientização de muitos trabalhadores é um grande fator de risco. Além disso, há ainda produtos perigosos, arranjo físico inadequado, armazenamento incorreto de ferramentas, falta de qualificação, e muitos outros fatores que expõem a vida do trabalhador ao perigo.
Todos conhecem o famoso ditado popular “é melhor prevenir do que remediar”, porém na hora da verdade, muitos trabalhadores preferem pensar “isso nunca vai acontecer comigo” do que realmente agir com segurança e prevenindo os riscos. Com isso, acontecem os acidentes.
Então de que forma os acidentes podem ser prevenidos na oficina?
• O cuidado começa assim que o veículo chega à oficina e segue-se uma sequência de procedimentos a serem cumpridos: avaliar, preparar, consertar, limpar e entregar o veículo. Todas as fases merecem atenção e cuidados com a saúde do trabalhador em relação aos riscos oferecidos.
• Durante a desmontagem e montagem de máquinas:
o Não utilize ferramentas improvisadas (ex.: facas, tesouras);
o Inspecione sempre as ferramentas e conserte ou troque as que estão em má qualidade;
o Use uma banqueta ergonômica (ou seja, adequada para você) sentado, quando possível;
o Use bota de segurança e luvas.
• Ao lavar e desengraxar peças:
o Utilize avental impermeável;
o Óculos de segurança;
o Luvas e botas.
• Limpeza de velas ou componentes, afiação de ferramentas:
o Instalar e manter capa protetora com visor de acrílico para rebolo e escova;
o Verificar proteção das polias e correias;
o Utilizar óculos de segurança.
• Corte e soldagem de peças e componentes:
o Usar mascara para soldador com lentes protetoras contra radiação ultravioleta;
o Para soldagem em aço inox, usar proteção respiratória tipo P2;
o Uso de luvas e avental de raspa para proteção contra queimaduras;
o Para soldar tanque de combustível, estes devem estar completamente descontaminados e sem gases;
o Não realizar soldagens em locais confinados ou próximos a produtos inflamáveis;
o Instalar dispositivo contra retrocesso de fluxo e de chama para equipamento Oxi-acetileno.
• Retirada e colocação de máquinas nas viaturas e bancadas:
o Substituir talhas fixas por guincho hidráulico móvel para maior mobilidade;
o Identificar de modo visível a capacidade de carga da talha/guincho;
o Inspecionar e realizar manutenção periódica no equipamento verificando desgaste dos dentes da catraca e dos elos da corrente;
o Evitar trabalhar sozinho na movimentação de peso.
• Limpeza de mãos e braços:
o Usar pasta desengraxante a base de produtos naturais para que não cause reação alérgica no trabalhador.
• Teste dos motores depois de montados:
o Usar protetor auricular.
• Deve haver um nível de iluminação adequado na oficina. Ao verificar alguma lâmpada queimada, esta deve ser trocada imediatamente.
• O arranjo físico da oficina deve conter informações de onde é a entrada e onde é à saída dos veículos, para que não haja nenhuma dúvida.
• A fiação elétrica e as tomadas devem ser verificadas regularmente.
• É extremamente importante que o local esteja sempre limpo, para que o trabalhador possa efetuar suas tarefas de forma mais agradável e segura.
• Deve-se evitar a desorganização. Quanto mais arrumado for o local de trabalho, mais fácil de encontrar o que se necessita e menor é o risco de acidentes.
• Pias e ralos devem estar sempre desentupidos.
• Portas e acessos devem estar sempre livres.
• Material inflamável deve ser armazenado onde não sejam realizadas atividades rotineiras, e só podem ser guardados em quantidade inferior a 50 litros.
• Embalagens de solventes e materiais inflamáveis devem conter rótulo.
• Deve ser proibido aos trabalhadores que fumem no local de trabalho.
• Não se devem utilizar carregadores de bateria perto de produtos inflamáveis.
Siga corretamente as instruções, use os EPI’s de forma adequada e mantenha-se sempre atualizado acerca de sua profissão!
Fonte: http://www.ddsonline.com.br/dds-temas/39-seguranca3/292-como-manter-a-seguranca-em-uma-oficina-mecanica.html
quinta-feira, 23 de janeiro de 2014
SEGURANÇA DE TRABALHO NAS OFICINAS MECÂNICAS
domingo, 19 de janeiro de 2014
DIREÇÃO DEFENSIVA...
Por Thais Pacievitch
Direção defensiva ou direção segura é uma postura assumida pelo motorista ao dirigir, com a finalidade de evitar acidentes de trânsito, não só ficando atento aos próprios atos, mais guiando de modo cauteloso e preventivo em relação aos atos dos outros (que podem estar incorretos), e as condições adversas que ocorrem no trânsito. Trata-se de dirigir de forma que permita reconhecer os perigos e preveni-los, não só em relação ao seu próprio veiculo ou seus passageiros, mas também com os outros usuários das ruas, tanto motoristas quanto pedestres.
- Previsão – estar atento as eventualidades, que vão desde um pneu furado, até um pedestre atravessando em local inadequado, ou as crianças que jogam bola na calçada, e que podem correr para a rua atrás da mesma.
- Decisão – Conhecer as alternativas (do veículo, da pista, das Leis, de manobras, etc.), quando estiver em situações imprevistas ou de perigo, para que possa tomar a decisão mais acertada.
Desde 2004, o curso de Direção defensiva tornou-se obrigatório a todas os motoristas, tanto para aqueles que estão obtendo a primeira carteira de motorista, quanto para aqules que estão renovando a mesma.
terça-feira, 7 de janeiro de 2014
SEGURANÇA NO TRÂNSITO...
SEGURANÇA
FORA DO TRABALHO - SEGURANÇA NO TRANSITO -
Todos os dias, a todo momento nos deparamos com riscos os
mais variados e, muitos deles estão fora do trabalho, estão na nossa casa, na
escola, no convívio social e sobremaneira no dia a dia do trânsito.
Cada um de nós, diariamente percorre
um trajetopara chegar e para voltar do trabalho. Dessa forma, estamos
freqüentemente convivendo com os riscos das ruas e estradas. Seguidamente
ficamos sabendo que um colega, um amigo próximo ou até mesmo um familiar se
envolveu num acidente de trânsito.
Nós todos sabemos o quanto é
importante reduzirmos os transtornos provocados por esses acidentes, só que
eles continuam acontecendo e muitos de nós permanecemos pensando
que essas coisas acontecem apenas com os outros, conosco dificilmente
acontecerá.
O quê podemos fazer para contribuir
com números melhores, com situações menos arriscadas e com menos sofrimentos e
prejuízos? Nada muda sem metas e objetivos definidos. Somente mudamos alguma
coisa quando assumimos responsabilidades, isso pressupõe fazer alguma coisa
mesmo que signifique fazer o mínimo.
Melhorar a segurança do trânsito –
essa meta é nossa. Como podemos alcançá-la?
þ
Respeitar os outros, as regras e a
sinalização é um bom começo;
þ
Não ingerir bebida alcoólica antes
de dirigir;
þ
Responsabilizar-se pelo veículo
mantendo-o em boas condições de manutenção;
þ
Não usar o automóvel para exibição e
sim para deslocamentos tranquilos;
þ
Colaborar com campanhas de prevenção
orientando os desatentos, comprometendo todos na busca pela preservação da
vida;
þ
Sempre que puder, pensar no assunto e assumir uma postura de
mudança.
Pense nisso, comente esse diálogo com seus colegas. Isso valerá a pena!
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