Todos os empregados tem suas
tarefas para fazer. Os 5 S - Senso de Utilização, Ordenação, Limpeza, Asseio e
Disciplina - fazem parte de nossas obrigações. Mas o que é isto afinal?
“Arrumação, Limpeza, Ordenação, Asseio e Disciplina” significam manter as
coisas arrumadas e ordenadas, o chão limpo, sem
papel, óleo derramado, graxas nas paredes e assim por diante. É aquele
empilhamento de material corretamente, máquinas de pequeno porte guardadas nos
seus devidos lugares, chaves e ferramentas acomodadas nos lugares certos e
limpos.
A boa arrumação significa ter
livre acesso quando de uma emergência em primeiros socorros e ou a equipamentos
de combate a incêndio. Significa muitas coisas, mas a definição mais curta é:
“UM LUGAR APROPRIADO PARA CADA COISA E CADA COISA NO SEU DEVIDO LUGAR”.
Todos os empregados podem ajudar
no esforço de arrumação, fazendo o seguinte:
- manter pisos, corredores e
áreas de trabalho razoavelmente livre de itens desnecessários, delimitando os
locais com faixas, inclusive corredores;
- confinar resíduos em locais
apropriados;
- guardar todos os equipamentos
de proteção individual em locais adequados.
Nada indica mais uma área
desorganizada, desarrumada e suja do que os copos descartáveis, restos de
lanches espalhados pelo chão, sobre a mesa, em bancadas de trabalho, em
passarelas e assim por diante.
O bom resultado da arrumação,
ordenação, limpeza, asseio e disciplina, não é obtida por mutirões de limpeza. Ela é o resultado de um
esforço diário. Se cada um de nós arrumarmos pelo menos uma coisa todos os
dias, os resultados serão surpreendentes.
A hora de fazer a limpeza é toda
hora. Vamos começar?
Fonte: Rede SESMT