Por Thais Pacievitch
Direção defensiva ou direção segura é uma postura assumida pelo motorista ao dirigir, com a finalidade de evitar acidentes de trânsito, não só ficando atento aos próprios atos, mais guiando de modo cauteloso e preventivo em relação aos atos dos outros (que podem estar incorretos), e as condições adversas que ocorrem no trânsito. Trata-se de dirigir de forma que permita reconhecer os perigos e preveni-los, não só em relação ao seu próprio veiculo ou seus passageiros, mas também com os outros usuários das ruas, tanto motoristas quanto pedestres.
- Previsão – estar atento as eventualidades, que vão desde um pneu furado, até um pedestre atravessando em local inadequado, ou as crianças que jogam bola na calçada, e que podem correr para a rua atrás da mesma.
- Decisão – Conhecer as alternativas (do veículo, da pista, das Leis, de manobras, etc.), quando estiver em situações imprevistas ou de perigo, para que possa tomar a decisão mais acertada.
Desde 2004, o curso de Direção defensiva tornou-se obrigatório a todas os motoristas, tanto para aqueles que estão obtendo a primeira carteira de motorista, quanto para aqules que estão renovando a mesma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário