quinta-feira, 22 de novembro de 2012

PROTEJA E PRESERVE A SUA SAÚDE AUDITIVA DENTRO E FORA DO AMBIENTE DE TRABALHO...



Efeitos do ruído no homem e sobre o sistema auditivo
A conseqüência mais evidente é a SURDEZ, que depende de alguns fatores, como intensidade, tipo de ruído (contínuo, intermitente ou impacto), sua qualidade (sons agudos - são mais prejudiciais que os graves), susceptibilidade individual, tempo de exposição e a idade. A surdez pode ser dividida em três grupos que são:
A) Temporária,
B) Permanente,
C) Trauma acústico.
A surdez temporária: é caracterizada pela dificuldade de audição, embora passageira e que notamos após exposição, mesmo que por algum tempo a ruído intenso.
A exposição prolongada e repetida ao ruído é capaz não só de causar a surdez temporária como, potencialmente, provocar a surdez permanente. Se a exposição for repetida antes de uma completa recuperação, poderá tornar-se surdez permanente. Pode ainda ocorrer a fadiga dos músculos do ouvido médio.
Surdez permanente: É a perda irreversível da capacidade auditiva, devido à exposição contínua à qual o trabalhador fica exposto ao ruído de intensidade excessiva, sem proteção auditiva. No princípio, ocorre a destruição das células no início do caracol, sensível a sons de 4.000 Hz, e essa alteração não é percebida por não atingir a freqüência da fala. As perdas progridem até atingir freqüências da comunicação oral, entre 250 e 2.000 Hz, quando a vibração chega ao ouvido, mas não consegue ser transmitida. Trauma acústico: É de instalação repentina, após a exposição a ruído intenso como de explosões e impactos, que podem causar perfurações no tímpano e mesmo deslocamento dos ossículos, causando a surdez temporária ou permanente.
Podem ser causados outros efeitos nos demais sistemas orgânicos como ações no sistema cardiovascular, aumento da pressão sangüínea, aceleração da pulsação, aumento da liberação de hormônios, condições idênticas às de situações de medo ou stress, contração dos vasos sangüíneos, dilatação das pupilas e músculos tensos, redução da velocidade de digestão, irritabilidade, desconforto, diminuição da eficiência do trabalho e prejuízo às atividades que dependem da comunicação oral, pois o ruído mascara a voz.
Fonte: Rede SESMT